Você já ouviu falar em cultura de alta performance? Se ainda não, então veio ao lugar certo. Afinal de contas, esse é um tema que merece muita atenção no mundo empresarial.
A cultura pode ser um fator determinante para o desempenho dos colaboradores quando faz parte de um negócio relevante para o mercado.
Sabendo dessa importância, falarei um pouco mais sobre o assunto mostrando como você pode criar uma cultura de alta performance na sua empresa e alavancar a produtividade da sua equipe.
Cultura de alta performance
Muitas pessoas têm uma noção equivocada a respeito da cultura de alta performance. Elas acreditam que essa ideia está obrigatoriamente relacionada a um ambiente com menos rigidez, bons relacionamentos e intervalos durante o expediente.
Embora esses tópicos realmente colaborem para um clima organizacional favorável, aumentando a satisfação de qualquer equipe, não é esse o aspecto principal que define uma cultura de alta performance.
Mas afinal, o que é?
Alta performance é a classificação para um desempenho acima da média em qualquer ambiente onde haja um tipo de atividade.
Logo, uma cultura de alta performance é o conjunto de práticas que formam essa característica numa empresa. Isso inclui padrões de comportamento, hábitos compartilhados, visão e missão, além de valores individuais e coletivos.
Assim como as condições de trabalho devem favorecer essa cultura, é necessário, acima de tudo, uma atitude comprometida em extrair o melhor de cada recurso.
Benefícios para a empresa
Não é à toa que muitas empresas estão buscando definir uma cultura de alta performance. Os benefícios gerados por ela ultrapassam fatores internos, trazendo eficiência e grande impacto nos negócios. Aqui estão algumas das principais vantagens:
1. LÍDERES COMPETENTES
Os gestores da sua empresa precisam se tornar líderes de verdade para que a alta performance seja mantida. Ao empoderá-los e treiná-los, a liderança efetiva acontece. Líderes de uma equipe de alto nível precisam estar preparados para:
- delegar;
- fornecer feedbacks realistas;
- comunicar e preparar novos multiplicadores de informação;
- ensinar e aprender pensando no melhor para a empresa;
- inovar e aceitar novas ideias;
- formar líderes.
Essas são algumas das características esperadas para o gestor de uma equipe diferenciada.
Com esse tipo de cultura, a competência passa a pautar todas as ações adotadas em relação aos funcionários, uma vez que a cultura de alta performance não pode ser confundida — de forma alguma — com autoritarismo ou regimes de trabalho baseados em poder.
2. EQUIPE SINÉRGICA
A escolha por colaboradores deve respeitar critérios que dizem respeito à identidade da organização, bem como aqueles valores que são considerados essenciais.
É preciso ter em mente que a busca é por um profissional que queira estar naquele ambiente, sob aquelas condições e, logicamente, consiga se desenvolver em meio àqueles costumes.
A sinergia entre colaboradores é uma característica marcante de uma cultura de alta performance, refletindo em uma grande sincronicidade tanto nos procedimentos quanto nas relações.
3. ALTO NÍVEL DE PROFISSIONALISMO
O tom altamente profissional pode ser notado quando estamos diante de algum serviço ou produto e tudo parece impecável. Além disso, quando se trata do atendimento ao público, fica fácil perceber quando a equipe se comporta de forma profissional ou não.
Profissionalismo é a palavra que melhor consegue definir a maneira pela qual a empresa pretende existir para seus clientes e colaboradores.
Quando a empresa conserva uma cultura de alta performance, ela não pretende ser a família do colaborador, mas sim uma referência de excelência no seu ramo.
Gostou do conteúdo e quer continuar tendo acesso aos meus textos? Então é só curtir minha página no Facebook e ficar atento às próximas publicações. Espero você!