Por trás de toda equipe de sucesso, existe sempre um líder capaz de desenvolver seus funcionários e motivá-los em busca do crescimento. Por mais que exista um consenso sobre as atitudes e características de um líder de sucesso, não é possível citar qual é melhor maneira de liderar pessoas, pois isso depende de diversos fatores.
Se você não conhece ainda qual é seu estilo de liderança, listei alguns dos principais tipos de quepodem te ajudar a gerir melhor sua equipe. Confira!
1. Líder autoritário
O líder autoritário nos faz associar aos modelos de líder antigo, em que o que importava era apenas os resultados e a obediência e as relações interpessoais eram pouco valorizadas. Ainda existem muitos líderes que adotam esse estilo de gerenciamento de equipe. O gestor autoritário é aquele que tem como foco a execução e a delegação de tarefas e que segue a rigor as regras estabelecidas pela organização.
Uma vez que esse tipo de liderança não leva em consideração a opinião dos subordinados e tampouco dá liberdade para que os colaboradores se manifestem, é possível dizer que não há mais espaço para o líder autoritário em uma empresa que quer manter o bom clima organizacional e garantir a motivação da equipe.
2. Líder democrático
Já o líder democrático, em contramão do autoritário, consegue interagir bem com sua equipe e busca a integração das pessoas nos processos de decisão para manter um equilíbrio entre o trabalho e o grupo.
Esse estilo de liderança tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações pela sua eficiência da gestão de pessoas e resultados positivos nos indicadores de RH (produtividade, turnover, absenteísmo etc).
O líder democrático tende a conquistar excelentes resultados devido ao comprometimento do grupo mesmo quando sua equipe não está sob supervisão.
3. Líder liberal
A postura mais liberal de um gestor oferece maior liberdade aos funcionários de executarem suas atividades uma vez que não existe supervisão constante. Quando a equipe apresenta maturidade, competência e seriedade para desempenhar sua função, os resultados, de maneira geral, são positivos.
Além disso, nesse estilo de liderança, o líder consegue fazer uma melhor gestão de tempo em comparação aos demais estilos por não se preocupar com a supervisão. Entretanto, se o grupo não demonstra o mesmo empenho quando o líder não está por perto, os resultados tendem a ser abaixo do esperado.
Apesar de a criatividade ser maior nesse estilo de liderança proporcionada pela autonomia dos subordinados, a equipe apresenta sinais de individualismo, pouco respeito ao líder e insatisfação.
4. Líder coach
Como o próprio nome já diz, esse estilo de liderança tem como base o desenvolvimento de novas habilidades, motivação e inspiração. São características e ações comuns adotadas por esses líderes: feedbacks, comunicação eficiência, transparência, planejamento estratégico, criatividade, capacidade de negociação, bom clima organizacional.
Por ser uma maneira de gestão relativamente pouco conhecida e com poucos profissionais que dominam essa habilidade, o líder coach não é tão fácil de ser encontradas nas organizações. Todavia, a tendência é ser cada vez mais adotada pelos líderes pelos bons resultados que apresenta e por compreender melhor as necessidades dos colaboradores.
5. Líder visionário
Também pouco conhecido no mundo organizacional e em crescente crescimento, o líder visionário tem senso de oportunidade e é “eterno” otimista. Ligado ao espírito empreendedor, o líder tem disposição de correr risco e busca sempre prever as tendências do mercado como forma de conquistar um diferencial competitivo para a empresa e a autorrealização.
O visionário é muito valorizado em empresas que buscam o crescimento contínuo e que prezam por funcionários diferenciados, motivados e com foco nos resultados.
Entendeu quais são os tipos de liderança? Conseguiu identificar qual tipo se parece mais com o seu estilo? Se você quer aprofundar seus conhecimentos e melhorar sua gestão de pessoas, confira também meu post com as atitudes que diferenciam os lideres admirados.